quarta-feira, 3 de abril de 2013




17:43:46

GRANDE RECIFE // MANIFESTAÇÃO

Nações indígenas de Pernambuco protestam no Centro do Recife

Publicado em 03.04.2013, às 10h30


7575db5f46fb4dc980d6a5d7792ae36a.jpg
Grupo passou pela Alepe, onde reivindicou a criação do cargo de professor indígena
Fotos: Amanda Miranda/ NE10

Do NE10
Várias nações indígenas de Pernambuco começaram a se reunir em protesto na manhã desta quarta-feira (3) no Centro do Recife. A mobilização, que acontece no mês em que se comemora o Dia do Índio, passou pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reivindica políticas de educacionais voltadas para os índios.

 



Mais de mil índios de 13 diferentes nações do Estado caminharam por diversas ruas do Centro pacificamente carregando cartazes e maracas e entoando cânticos tradicionais. Os grupos de diversas regiões chegaram ao Recife desde a segunda-feira (1º) e acampam na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No final da manhã os líderes do grupo participaram de uma audiência pública com 30 deputados para tratar da educação dentro das aldeias. Os índios pedem a regularização da categoria dos professores indígenas.
Segundo informações da Rádio Jornal, os índios foram até a Alepe cobrar o cumprimento do termo de ajuste de conduta assinado pelo Governo do Estado e Ministério Público que garante melhoras no sistema educacional indígena em Pernambuco. Ouça abaixo a matéria do repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal:
No âmbito federal os indígenas protestam contra a PEC 215 que tramita no Congresso Nacional, que põe em risco a segurança de posse dos seus territórios.
O grupo saiu do Marco Zero, no bairro do Recife, e caminhou pelas ruas, passando pela Praça da República, No caminho, os índios chegaram a encontrar outros protestantes, estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) que cobram melhorias na instituição. Os integrantes das duas manifestações se encontraram em frente à Alepe, onde trocaram reverências.
Fonte: NE10
Edição: pankararuonline.blogspot.com