segunda-feira, 23 de março de 2015

PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO LUTAM PELO REAJUSTE DE 13%.

Em estado de greve, 2 mil educadores saíram em passeata até o Palácio do Governo na tarde desta segunda (23)
Trabalhadores em educação lotaram o Teatro Boa Vista, na tarde desta segunda-feira (23), para saber dos resultados da última reunião de negociação com representantes do governo, que quer dar a categoria 13,01% aos professores com nível médio, o antigo Magistério e 0,89% para os docentes com nível superior.

Na assembleia, o presidente do Sintepe, Fernando Melo, detalhou desde a chegada do Projeto de Lei na Alepe até a suspensão momentânea da votação do projeto. Em seguida, o sindicalista destacou que a posição do sindicato juntamente com os trabalhadores é manter 13,01% de reajuste para toda categoria. “Exigimos o respeito ao Plano de Cargos e Carreira e que os 13,01% sejam retroativos ao mês de janeiro”, assegurou Melo. Para cobrar um posicionamento concreto do governo estadual em relação à educação, os trabalhadores deliberaram em assembleia uma passeata até o Palácio do Governo.
No caminho, entre os educadores que conversamos está Valter Barbosa, professor de História da Escola Edmur Arlindo de Oliveira, que garantiu que a categoria precisa desenvolver mecanismos de pressionar mais ainda o governo, que na negociação pouco acrescenta. Representantes das escolas de referência, colocadas pelo governo como modelo na educação, participaram da passeata e mostraram-se indignados com as propagandas mentirosas. “Temos muitos problemas estruturais. A escola não é modelo porque falta ventilação, as salas estão superlotadas, falta merenda, falta merendeira. A sociedade precisa ver como o governo trata a educação”, garantiram as professoras.

FONTE: SINTEPE 

Governo do Estado de Pernambuco continua fazendo "jogo duro" com os professores.



Nesta segunda-feira (23.03) aconteceu a segunda rodada de negociação entre o Governo de Pernambuco, através dos secretários de Administração, Milton Coelho, e Educação, Fred Amâncio, com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
De acordo com a Secretaria de Administração, durante a reunião foi firmado o compromisso através do Oficio 315/2015 que garante a continuidade ao processo de negociação com a categoria para reajustar o percentual dos professores com licenciatura, a garantia do piso nacional de salários definidos pelo Ministério da Educação (MEC) retroativo a janeiro de 2015 e a realização da terceira rodada de negociação que acontecerá, na sala de reunião da SAD, dia 30 de março, às 16h.
“Estamos aqui para procurar uma convergência, onde pretendemos chegar a um valor possível a ser fixado, e atender aos demais educadores, bem como discutir os outros pleitos da categoria”, disse Milton Coelho.
Informações: blog do Jamildo.